OUVIDORIA  |  

Parceria entre SEME e SAGRIMA fomentará projetos sociais de subsistência

Solar

O aproveitamento do potencial solar e dos resíduos de animais de criação foram o assunto de uma reunião entre a Secretaria de Estado de Minas e Energia (SEME) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária – SAGRIMA, realizada no dia 04/02,  na  SEME.

Durante a reunião os titulares das pastas, Crisálida Fonseca Rodrigues e  Márcio José Honaiser fecharam uma parceria entre as instituições para estudar e viabilizar formas de levar energia de baixo custo aos pequenos produtores rurais.

Dois projetos estão em discussão no momento, o projeto de Energia Solar que visa implantar sistema de energia solar em áreas onde existem pequenas agriculturas de irrigação ( agricultura de subsistência, casa de farinha, produção de frangos, peixes, caprinos, leite, queijo, frutas, legumes, raízes e etc), onde permitirá que o pequeno produtor irrigue sua produção de forma sustentável e econômica utilizando um kit de Geração de Energia Solar, com bombas centrífugas de irrigação, potência 0,5 ou de 1 Hp, reduzindo a dependência do fornecimento de energia elétrica da concessionária e transformando a pequena agricultura em economicamente viável para o produtor, o o segundo projeto trata da aquisição de um Biodigestor para a Produção de Gás, que transforma o esterco de curral em gás ( Biogás) que pode substituir o gás de cozinha,  trata-se de um kit composto por 02 caixas de descarga, um tanque de placas,  além das ferragens e encanamentos necessários.

“Nós pensamos neste projeto justamente para beneficiar os moradores das comunidades rurais localizadas nos trinta municípios que apresentam o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Maranhão, no intuito de modificar o cenário atual dessas localidades, melhorando a qualidade de vida e a promoção do bem estar social ” disse a Secretária Crisálida.

A Secretaria de Estado de Minas e Energia do Maranhão possui, ainda, vários outros projetos como esses em fase de aprovação. A expectativa é de que eles contribuam de forma significativa para retirar das estatísticas negativas os municípios do Maranhão que atualmente aparecem entre os menores IDH’s do país, e coloquem o Estado no mapa de uso das energias sustentáveis no Brasil.


 

 

 

Evento: Reunião de Parceria entre SEME e SAGRIMA, Local: Sala de Reuniões da SEME,D ata: 04 de fevereiro de 2016 às 15h45min,
Assessoria de Comunicação SEME.

 

Secretaria de Estado de Minas e Energia – SEME

Rua Chapadinha, n. 50
Ed. Caracas. 2º andar
Quintas do Calhau,
São Luís - Maranhão
CEP: 65072-891
Referência: Atrás do Shopping do Automóvel

Telefones

(98) 3254-0346
(98) 98112-7549

E-mail

giselle.maria@seme.ma.gov.br

Onde estamos

Click to open larger map