OUVIDORIA  |

Secretária de Minas e Energia participa do I Seminário de Microrredes Inteligentes, promovido pelo IEE-UFMA

Secretária de Minas e Energia participa do I Seminário de Microrredes Inteligentes promovido pelo IEE-UFMA

A Secretária de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues, acompanhada do Subsecretário Roberto Faria, participou dia 16, do I Seminário de Microrredes Inteligentes, promovido pelo Instituto de Energia Elétrica da UFMA.

O Seminário teve como foco provocar a discussão no seguimento de sistemas de potência modernos, o qual envolvem geração distribuída, automoção, comunicação, confiabilidade, otimização, entre outros.

A Secretária, que compôs a mesa de abertura, agradeceu o convite da UFMA, ressaltando a honra de estar presente. “Sou oriunda dessa faculdade e para mim é uma honra muito grande estar aqui entre vocês. Parabenizo toda a equipe do IEE pela escolha do tema “microrredes inteligentes”, termo que tem sido bastante utilizado no planejamento e na análise da operação de sistemas elétricos modernos, onde a geração distribuída, a partir da utilização de fontes renováveis, é uma realidade”, disse Crisálida. A secretária acrescentou ainda os benefícios das microrredes no atendimento a sistemas isolados, como sistemas remotos e ilhas. “E esses sistemas adicionados a rede da concessionária local podem fornecer energia complementar no horário de ponta, postergando investimentos”, concluiu.

O vice-reitor da UFMA, superintendente da ANEEL, Sandoval Feitosa, a reitora da UFMA Prof. Nair Portela, professor da Universidade de Porto, Valdimiro Miranda, Professor Shigesaki Lima e Professor Saavedra

(esq. para dir.- subsecretário da SEME, Roberto Faria, o vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho, o superintendente da ANEEL, Sandoval Feitosa, a reitora da UFMA Profª. Nair Portela,  a Secretária da SEME, Crisálida Fonseca Rodrigues, o Profºda Universidade de Porto, Valdimiro Miranda, Profº Shigesaki Lima e Proº Osvaldo Saavedra

O Seminário teve a participação do Professor Vladimiro Miranda, do INESCTECH – da Universidade de Porto, em Portugal. Vladimiro ressaltou a importância de um Secretário de Estado estar presente em um Seminário desta natureza, e o avanço significativo da relação entre a Universidade e o Estado para a promoção das tecnologias. O Superintendente da ANEEL, Sandoval Feitosa, também partipou do Seminário;

A programação do I Seminário de Microrredes Inteligentes acontece no Centro de Ciências Exatas e Tecnoligia, na UFMA, até o dia 18/11.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SEME

Secretaria de Estado de Minas e Energia – SEME