OUVIDORIA  |  

Seminário de Energias Renováveis em foco na mídia eletrônica – Imirante

Confira a matéria sobre o Seminário de Energias Renováveis, realizado pela SEME, dia 22 deste mês, que foi destaque no site Imirante.

Especialistas apontam Maranhão como potência para geração de energia solar

  •  com informações da Assessoria
  • 26/11/2016 às 15h24

A energia solar é uma das alternativas para abastecimento de regiões remotas.

A energia solar é um meio sustentável que pode substituir outros meios de obtenção de energia. - Foto: Reprodução

A energia solar é um meio sustentável que pode substituir outros meios de obtenção de energia. – Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – O Maranhão é um dos melhores lugares do Brasil para geração de energia solar, segundo especialistas presentes no Seminário de Energias Renováveis: Investindo em um Futuro Sustentável, realizado na terça-feira (22).

Segundo o engenheiro eletrônico e diretor técnico da ENOVA, Felipe Simões, o Maranhão é um dos Estados mais promissores para o desenvolvimento de energia solar, que só no último ano cresceu 300% no Brasil. O barateamento das tecnologias para geração de energia solar e o crescente interesse das pessoas e instituições na geração da própria energia potencializam o crescimento do setor no Estado.

“Estamos chegando a 100 usinas instaladas no Maranhão, entre micro e mini usinas, sendo que, no Estado, nós temos por volta de dois milhões de unidades consumidoras. Então ainda estamos arranhando a superfície do que é esse mercado”, disse Felipe Simões, que também é mestre em automação e controle pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Alternativa de energia para a zona rural

Segundo o engenheiro eletricista e membro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Cláudio Martins, a energia solar é uma das alternativas mais viáveis para abastecimento de regiões remotas e rurais, onde há uma dificuldade de instalação de energia elétrica de qualidade.

“Nessas localidades, não há infraestrutura adequada porque o custo para levar energia elétrica até lá é muito alto. Então o governo estadual vislumbrou a utilização de energia solar de forma diferente de como era feita no passado, sem a necessidade de baterias que, com o tempo, tornam-se obsoletas”, disse o mestre de sistemas de potência pela UFMA.

De acordo com o especialista, o novo sistema de energia, que utiliza bombas d’água para irrigação das plantações, dispensa o uso de baterias que precisavam ser trocadas a cada dois ou três anos, uma despesa que comunidades rurais não tinham como arcar e que gerava passivo ambiental.

 

Vantagem geográfica

“Estamos a dois graus da linha do Equador, com uma incidência de radiação solar caindo quase que horizontalmente por sobre os painéis solares aqui instalados”, explicou o professor de Engenharia da Computação da UFMA, Shigeaki Lima. Para o pesquisador, a localização geográfica do Maranhão coloca o Estado entre os mais promissores do país não só no desenvolvimento de energia solar, mas de outras alternativas como a energia eólica e a energia dos mares.

 

http://imirante.com/maranhao/noticias/2016/11/26/especialistas-apontam-maranhao-como-potencia-para-geracao-de-energia-solar.shtml

 

Secretaria de Estado de Minas e Energia – SEME

Rua Chapadinha, n. 50
Ed. Caracas. 2º andar
Quintas do Calhau,
São Luís - Maranhão
CEP: 65072-891
Referência: Atrás do Shopping do Automóvel

Telefones

(98) 3254-0346
(98) 98112-7549

E-mail

giselle.maria@seme.ma.gov.br

Onde estamos

Click to open larger map